A carne é uma proteína fundamental em nossa dieta, porque oferece uma série de benefícios para nosso corpo. Alguns tipos de gorduras presentes nas peças são boas e ajudam o organismo, principalmente carnes com bons graus de marmoreio. 

O termo ‘marmoreio’ pode ser desconhecido pelo grande público, mas estamos falando da gordura intramuscular localizada entre as fibras da carne. O volume de gordura presente dentro da carne garante um sabor único aos pratos, sendo um fator determinante na qualidade das peças.  

Os chefs de cozinha e especialistas garantem que o marmoreio presente em algumas carnes suínas e bovinas, como o Wagyu, fazem toda a diferença na receita. Por isso, existem associações que avaliam a gordura presente nas fibras musculares do animal, com o objetivo de qualificar a peça e determinar o seu valor. Entenda! 

O que é o marmoreio?     

A gordura intramuscular presente na carne recebe o nome de marmoreio por conta do aspecto semelhante ao mármore. Nessas peças, há uma distribuição de gordura entre a fibra do animal, o que deixa a carne com um bom grau de maciez, diferente de outras peças produzidas em escala industrial. 

A presença de gordura entre as fibras da carne influencia no sabor sobre ela. Por isso, existe todo um cuidado de avaliação para qualificar o volume de gordura intramuscular dos animais. Dessa forma, os preços de carnes com alto grau de marmoreio são mais caros. 

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu determina os padrões de qualidade da carne do animal produzido no Brasil. A escala de avaliação do órgão varia entre 1 e 12 pontos, sendo que a qualificação de 8 a 12 é considerada excelente.  

Vale lembrar que a gordura intramuscular do boi Wagyu é um fator de extrema importância para a comercialização da carne, pois ele determina a qualidade e a precificação da peça bovina pelos produtores.

Como o marmoreio da carne reflete nas receitas? 

O índice de gordura entre as fibras musculares reflete na maciez, aroma e no sabor da carne. Durante o preparo das receitas, a combinação de temperos pode trazer uma experiência única, ainda mais se a carne estiver com um alto grau de marmoreio. 

Entretanto, a qualidade e o sabor dessas carnes serão definidos pelo método de produção aplicado em fazendas. A ração oferecida pelos produtores, espaço de criação e cuidados médicos devem proporcionar um crescimento saudável, sem interferências programadas.

Logo, a carne chegará ao grau de marmoreio alto, contribuindo para receitas saborosas e pratos inesquecíveis. Saiba mais sobre a importância da criação dos animais para garantir peças macias e suculentas.  

Qualidade da carne está ligada ao tratamento do animal

A gordura intramuscular presente nas carnes é determinada pela criação do animal desde o nascimento. Os produtores que comercializam carne bovina de alta qualidade procuram investir em boas rações, pastagem ampla e um cuidado artesanal, como é feito na Fazenda Alto Paraíso. 

Os gados abatidos por produtores em nível industrial não possuem o mesmo grau de marmoreio de bois que receberam um tratamento personalizado. Isso porque há diferentes interferências visando o lucro pela venda das peças, como mudanças na alimentação.  

Por outro lado, a criação artesanal e humanizada respeitam a vida e o tempo do animal. Tais cuidados específicos garantem carnes mais saborosas e receitas inesquecíveis. 

A Fazenda Alto Paraíso acredita na produção artesanal e no manejo de animais sem interferências. Somos referência na criação do boi Wagyu, gerando carnes de alta qualidade e com um ótimo grau de marmoreio. 

Conheça nossos kits e desfrute de uma experiência única.