Com um preço que pode variar de R$ 300 a R$ 1.500 o quilo, a carne da raça Wagyu é considerada a mais nobre e saborosa do mundo. De origem japonesa, o gado chegou ao Brasil há 25 anos e vem conquistando pecuaristas e apaixonados por carne com seu aroma único, textura macia e suculenta. 

Apesar de quase três décadas no País, a raça Wagyu ainda é pouco explorada devido ao seu alto custo e dificuldade de criação. Ainda assim, podemos afirmar: a carne de Wagyu 100% vale a pena! A carne bovina alcançou o status de item de luxo nos restaurantes e disputa a posição de prato mais caro e nobre. 

A boa notícia é que você não precisa procurar restaurantes e hamburguerias para provar um pedacinho de carne Wagyu. Você pode comprar um box completo com peças selecionadas da carne de Wagyu diretamente da Fazenda Alto Paraíso. 

Conheça mais sobre essa raça tão apreciada no mundo todo e descubra porque você precisa vivenciar esta experiência! 

Raça Wagyu para os apreciadores de carnes nobres 

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, a raça Wagyu chegou ao Japão por volta do século II para fornecer tração para o cultivo de arroz. 

Esse gado ficou concentrado em Shikoku, um terreno montanhoso da região que dificultou a migração dos animais para outras regiões. Com o passar dos anos, tentou-se o cruzamento da raça Wagyu com outras espécies, mas o cruzamento não foi muito benéfico, mantendo a restrição do rebanho. 

Mais alguns anos se passaram e o boi Wagyu passou a ser utilizado para a alimentação. Sua carne foi ganhando fama pelo sabor incomparável que derrete na boca e pelo seu aspecto parecido com mármore, devido às gorduras entremeadas nas fibras. 

Toda a rigidez e cuidado no processo de criação do corte de Wagyu reflete no preço e qualidade da carne, conhecida também como a Louis Vuitton das carnes. Entenda! 

Criação da raça Wagyu: qual a diferença?

No Japão, a raça Wagyu é tratada com uma série de cuidados que envolvem até massagem e música clássica (falaremos mais à frente). Aqui no Brasil, devido ao custo e às condições estruturais, o manejo do gado Wagyu é um pouco diferente. 

No entanto, a rigidez com a qualidade e nos padrões de criação seguem os mesmos. 

Para atingir o nível de marmoreio considerado de qualidade, que é uma nota que varia de 1 a 8 no Brasil, sendo a 8 a nota mais alta, os cuidados com o gado vem antes mesmo do nascimento do bezerro. 

Na Fazenda Alto Paraíso, o gado Wagyu é 100% puro para não prejudicar a qualidade da carne. O tratamento é o mais humanizado possível, respeitando o tempo e a natureza para que o animal não se sinta estressado. Cuidamos para que cada um receba todo o cuidado necessário, tudo é pensado nos mínimos detalhes para levar uma experiência única. 

Características da carne de Wagyu 

Como citamos acima, a raça Wagyu é muito conhecida pelo elevado grau de marmoreio que torna a carne ainda mais macia e suculenta. 

Isso ocorre porque o gado de Wagyu possui melhor conversão alimentar e uma habilidade de depositar gordura entre as fibras musculares de forma mais rápida e eficiente quando comparado a outros gados de carnes premium. 

A gordura intramuscular da carne de Wagyu 100% pura possui alta concentração de ácidos graxos insaturados (linoleico e oleico) maiores do que as de ácidos graxos saturados (palmítico). O resultado da concentração desses ácidos é uma carne com maior concentração de HDL (Lipoproteína de alta densidade conhecida com o bom colesterol) e uma menor concentração de LDL (lipoproteína de baixa densidade “mau colesterol”).

Ou seja, as gorduras que estão entre as fibras da carne são gorduras consideradas boas para a saúde e ainda dão a suculência perfeita para o sabor incomparável da carne de Wagyu! 

O gado da Raça Wagyu não são animais de grande porte, e portanto não precisam de gastos maiores com suplementação alimentar na sua dieta. 

O ambiente de criação do Wagyu é anti-estresse 

No Japão, os produtores de Wagyu são extremamente cuidadosos com a criação desses animais. Entre as principais curiosidades do tratamento especial estão a massagem, a música clássica e até a inserção de cerveja em sua dieta. 

O objetivo é tornar o ambiente anti-estresse, enquanto a massagem, segundo eles, é para ajudar na inserção da gordura entre as fibras (o que não foi confirmado por nenhum especialista até hoje). 

No Brasil, os principais cuidados estão na ração especial que pode incluir até 15 ingredientes, o que encarece os custos de produção, o tempo para o abate e também o confinamento. Cada animal recebe acompanhamento desde antes do nascimento para não refletir nas características e qualidade da carne. 

Carne de Wagyu: não é custo, é investimento

Investir em experiência e sentimento único. Essa é a tradução do custo do Wagyu, a carne mais cara do mundo. Cada detalhe é pensado com muito carinho para garantir a textura, o sabor e aroma inigualáveis. 

Mesmo a melhor das picanhas dos churrascos de domingo não consegue atingir a maciez e experiência que o Wagyu oferece. Esse é o principal motivo do valor elevado da carne, mas que vale cada centavo. A carne é simplesmente incomparável a outras raças e se você ainda não provou, a hora é agora! 

Gostou de conhecer as principais curiosidades da raça Wagyu? Quais outras dúvidas você tem sobre a carne ou a criação do gado? Deixe nos comentários! 

Acompanhe o dia a dia da Fazenda Alto Paraíso no Instagram